O que é Coaching?
O coaching profissional concentra-se na definição de metas, na criação de resultados e na gestão da mudança pessoal. As outras profissões de serviços, como a consultoria e a psicoterapia, baseiam-se na sabedoria e experiência do profissional. No coaching, o cliente é o especialista. O papel do seu coach é fazer perguntas poderosas, agir como uma caixa de ressonância, fornecer avaliações e observações objetivas, ouvir de forma plena e ativa, desafiar os seus ângulos mortos e promover mudanças de pensamento que revelem novas perspetivas.
Tipos de Coaching
COACHING DE VIDA – Processo desenvolvido para a pessoa ter uma melhor qualidade de vida, como o próprio nome diz, essa modalidade de coaching pode ser utilizada tanto para o desenvolvimento pessoal como no planejamento de vida. Normalmente, é buscado por qualquer pessoa que pretende alcançar determinado objetivo.
COACHING EXECUTIVO – Destinado a alcançar objetivos corporativos, alta performance de gestores e necessidades de negócios. Costuma ser procurado por empresários, diretores, executivos, entre outros profissionais.
LEADER COACH – Treinamento para líderes desenvolvido para que as competências de um coach sejam adquiridas. Entre elas a empatia, perguntas estratégicas, feedback, condução de processos, ser líder servidor e escutar ativamente.
TEAM COACH – O Coaching de equipes atua no desenvolvimento e maximização da performance do grupo. Para iniciar, é necessário desenvolver uma meta que deve ser alinhada ao cenário, cultura e valores da organização, bem como planejada com o modelo de competências.
BUSINESS COACHING – Processo de Coaching desenhado para a compreensão sobre gestão do negócio focado em resultados efetivos, se aprofundando nas fases das empresas, perfis comportamentais dos colaboradores, gestores, líderes e sócios.
As organizações vêm implantando programas de coaching para seus funcionários. Por quê? Porque funciona!
- Além do resultado positivo para os indivíduos, gera maiores ganhos também para a organização como um todo.
- O retorno sobre o investimento (ROI) do coaching varia de 37% a 560%, com até mesmo a menor estimativa mostrando um impacto significativo.
Organizações com uma Cultura de Coaching:
- Melhoram o moral dos funcionários.
- Identificam e desenvolvem funcionários de alto potencial.
- Criam laços mais fortes dentro de suas equipes.
- Dirigem e apoiam a mudança organizacional e implantação de diversas ações importantes.
- Geram capacidade de se adaptar a mudanças rápidas com mais facilidade.
- Desenvolvem habilidades de entregar e receber feedback.
- Geram mais autoconsciente, responsabilidade e reconhecimento de padrões de comportamento.
- Capacitam os indivíduos e incentiva a assumir responsabilidades.
- Comunicação de forma mais eficaz.
Quais são os exemplos de objetivos que eu iria abordar
com um coach?
Há alguma oportunidade ou desafio que queira aproveitar? Sente-se “preso” no caminho para alcançar os seus objetivos? Estes são dois excelentes exemplos de tópicos a trazer para uma conversa sobre coaching. Outras razões comuns para a parceria com um coach incluem:
- Otimizar o desempenho no trabalho
- Expandir oportunidades de carreira
- Aumentar a autoestima/confiança
- Maximizar o potencial
- Definir os pontos fortes e fracos
- Melhorar as estratégias de gestão empresarial
- Gerir o equilíbrio trabalho/vida
Qual é o meu papel?
As parcerias de coaching de maior sucesso começam com um cliente que tem uma ideia clara do que quer realizar e está aberto à colaboração e a novas perspetivas. Como cliente de coaching, o seu papel é o de:
- Criar a agenda de coaching com base em objetivos pessoais significativos
- Assumir total responsabilidade pelas suas próprias decisões e ações
- Utilizar o processo de coaching para promover o pensamento de possibilidades e novas perspetivas
- Envolver o pensamento das grandes imagens e a capacidade de resolução de problemas
- Pegar nas ferramentas, conceitos, modelos e princípios fornecidos pelo seu coach e envolver-se em ações futuras eficazes
Otimismo no universo de coaching.
O mercado de coaching passa por intensas transformações e inovações, e o estudo global que é realizado anualmente pela ICF em parceria com a PwC, retrata bem isso. A Revista HSM Management deu destaque ao nosso 2023 ICF Global Coaching Study, que mostra porque os coaches estão otimistas com a profissão. Leia a matéria escrita pela jornalista Sandra Regina da Silva e tenha mais detalhes sobre esta pesquisa realizada com mais de 15 mil profissionais em mais de 150 países.
Clique aqui.
Acesse o Training Industry
Várias matérias sobre coaching e seus resultados nas organizações. A Training Industry é a fonte mais confiável de informações sobre o desenvolvimento organizacional e profissional dos EUA.
Clique aqui.